17 Livros LGBT que você precisa ler em 2022

A comunidade LGBTQ+ luta por seus direitos e liberdade há muito tempo.

É hora de celebrar e promover a cultura com alguns dos melhores livros que existem por aí.

Esta lista de livros pretende ser um ponto de partida para quem quer começar a ler livros LGBTQ+. Há tantos livros bons por aí, esta lista é apenas um começo.

Inclui contos, romances, coleções de poesia, não-ficção e muito mais, a fim de cobrir o máximo possível. Alguns desses títulos já ganharam prêmios, enquanto outros serão reconhecidos no futuro.

Gay Pride Rainbow GIF by Bustle

Leituras que contribuirão para um olhar menos preconceituoso e mais sensível diante das diversidades:

1. Vermelho, branco e sangue azul

Livro Vermelho, branco e sangue azul

Quando sua mãe foi eleita presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz se tornou o novo queridinho da mídia. Bonito, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos de seus pais na carreira política.

Mas quando ele conhece Henry, irmão mais novo do príncipe britânico Philip, logo surge um sentimento de repulsa.

O encontro entre os dois sai pior do que o esperado, pois a mídia noticia uma suposta briga entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana fingindo ser melhores amigos e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar…

2. Luzes do Norte

Livro Luzes do Norte

Dimitria Coromandel é uma caçadora excelente. Após a morte dos pais, se tornou a base para o sustento de sua pequena família.

Quando ela conhece Bóris van Vintermer, patriarca da família mais rica do local, sua realidade começa aos poucos a se transformar.

Ela é contratada para guardar Aurora Van Vintermer, sua primogênita.

Agora, ela precisa acompanhar Aurora em suas obrigações e, acima de tudo, protegê-la de todo e qualquer contratempo.

Mas à medida que o tempo passa, a proximidade entre Dimitria e Aurora dá origem a algo maior, mais profundo… e arrebatador.  

3. Conectadas

Livo Conectadas

Raíssa e Ayla se conheceram jogando Feéricos, um dos games mais populares do momento.

Ayla sente que, com Raíssa, finalmente pode ser ela mesma. Raíssa, por sua vez, encontra em Ayla uma conexão que nunca teve com ninguém. Só tem um “pequeno” detalhe: Raíssa joga com um avatar masculino, então Ayla não sabe que está conversando com outra menina.

Quanto mais elas se envolvem, mais culpada Raíssa se sente.

Só que ela não está pronta para se assumir, muito menos para perder a garota que ama. Então, só vai levando a mentira adiante…

Em um evento no fim de semana repleto de cosplays, confidências e corações partidos, será a chance de saber se esse romance on-line conseguirá sobreviver à vida real.

4. Enquanto eu não te encontro

Livro Enquanto eu não te encontro

Lucas passou no Enem para estudar publicidade e se mudou com Eric, seu melhor amigo, do interior do Rio Grande do Norte para a capital.

Mas, no amor, Lucas é um desastre. Quando os amigos vão à inauguração do Titanic, a mais nova balada da cidade, Lucas conhece Pierre, um lindo garoto francês que parece ter saído dos seus sonhos.

Em meio a drinques, segredos e sonhos partilhados, Lucas e Pierre se conectam instantaneamente.

Eles vivem o encontro mais especial de suas vidas, mas o destino reserva outros planos…  

5. Um milhão de finais felizes

Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas. Mas quando conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva, Jonas começa a questionar por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais.

Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas que se parecem muito com ele e Arthur), Jonas entenderá o verdadeiro significado de família e amizade, descobrindo o poder de uma boa história.

6. Quinze dias

Quinze dias

Finalmente chegaram as férias e Felipe vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam.

Mas, seus planos de descanso são atrapalhados quando sua mãe informa que irá hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando.

Felipe entra em desespero, pois Caio foi sua primeira paixãozinha na infância, além de colecionar uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho.

Um turbilhão de sentimentos obrigará Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo.

7. Minha versão de você

 

minha versao de voce

Há três anos a família de Tanner Scott se mudou da Califórnia para Utah, fazendo com que sua bissexualidade voltasse para o armário.

Agora, com apenas mais um semestre até o fim das aulas no colegial e seu tão sonhado futuro em uma universidade longe da família, ele só deseja que o tempo passe mais depressa.

Quando Tanner se inscreve na aula de escrita ele conhece Sebastian Brother, o prodígio mórmon que publicou o próprio livro e é orientador da turma. Tanner se apaixona por Sebastian.

Esta obra aborda religião, identidade e sexualidade, entrelaçando perfeitamente as aulas de escrita de Tanner, sua paixão por Sebastian e os problemas surgidos quando os sentimentos de Sebastian entram em conflito com o que a igreja espera dele.

8. Apenas um garoto

 

Rafe se assumiu aos 13 anos e nunca sofreu bullying.

Mas está cansado de ser rotulado como o garoto gay, o porta-voz de uma causa. Por isso, ele decide entrar numa escola só para meninos em outro estado e manter sua orientação sexual em segredo. Não com o objetivo de voltar para o armário, mas para nascer de novo, como uma folha em branco.

O plano funciona no início e ele chega até a fazer parte do grupo dos atletas e do time de futebol.

Mas as coisas se complicam quando ele percebe que está se apaixonando por um de seus novos amigos héteros. A busca de Rafe por um tipo diferente de aceitação levanta novas e importantes questões sobre identidade sexual.

9. Se eu fosse um clichê

 

Elena encontrou Alicia chorando no banheiro feminino.

Elena, então, se aproxima da garota que ama e vê, em pouco tempo, a amizade se tornando algo a mais. Até que Alicia confia a ela seu segredo mais íntimo.

Elena passa a viver um dilema: ser fiel à garota que ama ou salvar a vida dela? Independente do caminho que decidir escolher sabe que poderá perder Alicia para sempre.

10. Me chame pelo seu nome

 

Elio se encanta por Oliver, um americano espontâneo e atraente, que trabalha em seu manuscrito sobre Heráclito e, sobretudo, desfruta as férias no verão mediterrâneo.

Da antipatia inicial que parece atravessar o convívio dos dois surge uma paixão que só aumenta à medida que eles compreendem os seus sentimentos.

Uma experiência inesquecível, que os marcará para o resto da vida.

Com enorme sensibilidade, André Aciman constrói um romance no qual se reconhecem as mais delicadas e complexas emoções da juventude. Uma narrativa magnética, inquieta e profundamente tocante.

11. Cinderela está morta

 

cinderela esta morta

Sophia está se preparando para seu primeiro baile, mas o que realmente deseja é se casar com Erin, sua melhor amiga.

No dia do baile, Sophia toma a decisão de fugir, indo parar no mausoléu da Cinderela, onde conhece uma aliada. Juntas, elas vão enfrentar a tirania opressora do rei e de uma sociedade patriarcal que impede que as pessoas sejam livres.

“Cinderela está morta” é uma versão moderna e feminista do clássico conto de fadas.

Com uma protagonista negra e LGBTQ+, vai fazer os leitores questionarem as histórias que conhecem tão bem, além de torcer para garotas que têm a coragem e força de quebrar as barreiras do mundo.

12. Sua alteza real

 

Millie Quint fica arrasada quando descobre que sua melhor amiga/namorada tem beijado outra pessoa. De coração partido, ela se vê pronta para uma mudança de vida. Então, decide levar adiante o sonho de estudar em terras escocesas.

A jovem consegue a tão sonhada bolsa em um dos colégios mais exclusivos do mundo.

Apaixonada por tudo o que é relacionado à geologia, ela percebe na Escócia o lugar perfeito para começar uma nova fase.

O único problema é sua colega de quarto, Flora, que pode ser um novo capítulo em sua vida amorosa. As chances de um “felizes para sempre” podem ser poucas, mas isso não significa que elas não existam…

13. Você tem a vida inteira 

 

As vidas de Ian, Victor e Henrique são atingidas pelo diagnóstico do HIV. Victor fica inseguro ao descobrir que Henrique, com quem está começando uma relação, é soropositivo e resolve fazer um teste.

Depois do resultado negativo, ele conhece Ian, um universitário que acabou de receber uma notícia inesperada. Com o intuito de ajudar, Henrique entrelaça os destinos dos três.

Lucas Rocha conta, a partir de três perspectivas, os medos, as esperanças e o preconceito sofrido por quem vive com HIV, mas narra um romance que não é sobre culpa ou sobre estar doente e sim sobre como podemos formar nossas próprias famílias e nunca esquecer que ainda temos a vida inteira.

14. Blackout: o amor também brilha no escuro

 

Uma onda de calor causa um apagão em Nova York. Multidões se formam nas ruas, o metrô para de funcionar e o trânsito fica congestionado. Conforme o sol se põe e a escuridão toma conta da cidade, seis jovens casais veem outro tipo de eletricidade surgir no ar. Um primeiro encontro ao acaso. Amigos de longa data. Ex-namorados ressentidos. Duas garotas feitas uma para a outra. Dois garotos escondidos sob máscaras. Um namoro repleto de dúvidas…

Quando as luzes se apagam, os sentimentos se acendem. Relacionamentos se transformam, o amor desperta e novas possibilidades surgem, até que a noite atinge seu ápice numa festa a céu aberto no Brooklyn. Neste romance envolvente e apaixonante é celebrado o amor entre adolescentes negros que nos trarão esperança mesmo quando já não há mais luz.

15. The prom: a festa de formatura

 

the prom

Emma Nolan é uma talentosa musicista que tem apenas um sonho antes de se formar no ensino médio: dançar com sua namorada na festa de formatura.

Mas o que parece ser algo simples é praticamente impossível na cidadezinha onde mora. Alyssa Greene é a garota popular, bonita, amiga de todos e presidente do conselho estudantil. Mas ela tem um segredo: namora Emma há mais de um ano.

Quando a notícia de que Emma planeja levar uma garota para a formatura se espalha, a cidade entra em espanto.

Com a Associação de Pais (liderada pela mãe de Alyssa) ameaçando cancelar a festa por completo, aparecem Barry Glickman e Dee Dee Allen e as coisas saem ainda mais do controle…

16. Antes que você diga sim

antes que vc diga sim

Abby Porter tem o emprego dos sonhos e o noivo perfeito.

Mas sente-se sobrecarregada com os preparativos do casamento. Então, seu noivo contrata Jordan Cohen, uma dama de honra profissional, para ajudá-la. E é aí que seu mundo vira de ponta cabeça.

A relação entre ela e Jordan fica cada vez mais intensa.

O que deveria ser algo profissional se torna algo a mais. Agora, Abby vai ter que decidir se está realmente pronta para dizer sim.

 

17. A garota dos olhos esmeralda

 

Depois de perder duas das pessoas mais importantes de sua vida, Helena se vê sem rumo em meio a um caos existencial.

Distante de sua fé, passando por um momento complicado no relacionamento com a mãe e enfrentando a rotina intensa da residência em medicina, ela tenta reencontrar forças para lidar com seus anseios e medos.

Então, conhece Abigail, uma garota com um jeito leve de encarar a vida que a faz lembrar muito de seu irmão. Juntas, Helena e Abigail encontram apoio uma na outra e se entregam a um amor que precisará derrubar as barreiras do preconceito.

Mais sugestões para você (Livros LGBT)

70% OFFBestseller No. 1
Este livro é gay: E hetero, e bi, e trans...
  • Dawson, James (Author)
  • 274 Pages - 10/21/2015 (Publication Date) - WMF Martins Fontes (Publisher)
42% OFFBestseller No. 2
Procura-se um namorado
  • Hall, Alexis (Author)
  • 424 Pages - 11/26/2021 (Publication Date) - Paralela (Publisher)
44% OFFBestseller No. 4
A canção de Aquiles (Sucesso do TikTok): A aclamada releitura da Ilíada
  • Miller, Madeline (Author)
  • 336 Pages - 08/06/2021 (Publication Date) - Planeta Minotauro (Publisher)
46% OFFBestseller No. 5
O primeiro beijo de Romeu
  • Cabral, Felipe (Author)
  • 434 Pages - 11/22/2021 (Publication Date) - Galera (Publisher)
43% OFFBestseller No. 6
Minha versão de você
  • Minha Versao de Voce
  • Lauren, Christina (Author)
  • 336 Pages - 01/31/2020 (Publication Date) - Hoo Editora (Publisher)
44% OFFBestseller No. 7
Enquanto eu não te encontro
  • Rhuas, Pedro (Author)
  • 272 Pages - 07/05/2021 (Publication Date) - Seguinte (Publisher)
Bestseller No. 8
Um milhão de finais felizes
  • Vitor Martins (Author)
37% OFFBestseller No. 9
História é tudo que me deixou
  • Silvera, Adam (Author)
  • 336 Pages - 01/20/2022 (Publication Date) - Hoo Editora (Publisher)
Bestseller No. 11
Bestseller No. 12
O azul daqui é mais azul
  • Couch, Robbie (Author)
Bestseller No. 13
Radiology Recall
  • 779 Pages - 01/01/2000 (Publication Date) - Williams & Wilkins (Publisher)
Bestseller No. 14
luckymeet Bandeira do orgulho bissexual de 3x5 pés - Bandeiras de arco-íris LGBT Bi Gay LGBT Acessórios Banner Costura dupla e cores vivas brilhantes para o mês de celebração de jardim ao ar livre festa orgulho mês
  • O material da bandeira do orgulho bi de 3' x 1,5 m tem tecido leve, voará mesmo em área de vento baixo
  • MATERIAL: Cada bi-bandeira é feita de poliéster durável, todas as bordas têm costura dupla e 2 ilhós de latão...
  • Cor viva e brilhante: cor viva e viva, cada bandeira foi testada, uso adequado para ambientes externos
45% OFFBestseller No. 16
Com amor, simon [blu-ray]
  • formato de tela: Widescreen Anamórfico 2, 39 (16: 9)
  • Áudio: 5.1 DTS-HD MA (Inglês), 5.1 Dolby Digital (Português, Espanhol)
  • Legendas: Português, Inglês, Espanhol
44% OFFBestseller No. 17
Ele: Quando Ryan conheceu James
  • Sarina Bowen (Author)
  • 260 Pages - 06/29/2018 (Publication Date) - Paralela (Publisher)
55% OFFBestseller No. 18
Fome: Uma autobiografia do (meu) corpo
  • Gay, Roxane (Author)
  • 272 Pages - 10/09/2017 (Publication Date) - Globo Livros (Publisher)
48% OFFBestseller No. 20
Vermelho, branco e sangue azul
  • McQuiston, Casey (Author)
  • 392 Pages - 11/04/2019 (Publication Date) - Seguinte (Publisher)

Os novos e futuros livros gays de 2022 que você deve ler

Vivemos em uma época em que aceitamos mais do que nunca a comunidade LGBTQ+.

Mais e mais pessoas estão saindo do armário e vivendo suas vidas abertamente.

Os livros gays de 2022 serão uma extensão dessa tendência. Serão histórias pessoais que não apenas exploram o mundo de uma perspectiva quer, mas também discutem algumas questões LGBTQ+ que ainda são tabu.

Os novos livros gays de 2022 terão um elenco diversificado, com personagens gays, lésbicas, bissexuais ou transgêneros.

Eles também mostrarão diferentes tipos de relacionamentos: casamentos poliamorosos, abertos, casais monogâmicos com um parceiro explorando sua sexualidade pela primeira vez etc.

Uma olhada nos melhores livros LGBTQ+ que serão importantes em 2022

Os melhores livros LGBTQ+ são aqueles que vão durar muito tempo. Eles devem falar com o leitor e fazê-lo sentir algo.

Esta lista dos melhores livros LGBTQ+ não está em nenhuma ordem específica. Inclui alguns dos títulos mais populares e bem recebidos, bem como algumas pérolas menos conhecidas. Todos os livros desta lista têm algo importante a dizer sobre a experiência queer e continuarão a ser importantes em 2022 e além.

Leituras essenciais na jornada LGBTQ

A jornada LGBTQ não é um caminho linear.

Muitas vezes é uma estrada sinuosa que nos leva a destinos inesperados.

A jornada das pessoas LGBTQ é um processo dinâmico e em evolução que muda e evolui à medida que crescem e aprendem mais sobre si mesmas.

Este artigo traz a leitura essencial sobre a jornada das pessoas LGBTQ e os livros que valem a pena ler para quem quer entender melhor essa complexa jornada.

Quais os gêneros LGBT?

Os livros LGBT são uma categoria de livros que representam ou se relacionam com o subgrupo LGBTQ + da comunidade.

Os livros desta categoria podem se concentrar em personagens LGBTQ +, tratar de temas ligados à orientação sexual e / ou à identidade de gênero, ou ser escritos por autores LGBTQ +.

A sigla “LGBT” é usada para se referir às pessoas que são lésbicas, gays, bissexuais ou transgênero. No entanto, essa categoria também pode incluir livros sobre outras formas de orientação sexual e identidade de gênero, como asexualidade, pansexualidade e queer.

Alguns livros LGBT podem abordar questões políticas relacionadas à comunidade LGBTQ +, enquanto outros podem ser romances leves ou fantasias que retratam um mundo onde todos são livres para serem quem são.

Como LGBT foi criado?

A sigla “LGBT” foi criada na década de 1980 como um meio de unir várias comunidades queer em torno de questões políticas e sociais.

No entanto, a categoria também pode ser usada para se referir a qualquer literatura que retrate personagens LGBTQ + de forma positiva ou neutra.

Qual é o propósito dos livros LGBT?

Os livros LGBT podem servir como um meio de representação para as pessoas queer, especialmente aquelas que vivem em lugares onde a homossexualidade é ilegal ou mal vista.

Além disso, esses livros também podem fornecer um escape para aqueles que se sentem oprimidos pelas normas heteronormativas da sociedade.

Quais são alguns dos principais temas abordados nos livros LGBT?

Os principais temas abordados nos livros LGBT geralmente giram em torno da sexualidade e da identidade de gênero. Muitos desses romances lidam com o processo de coming out, bem como a luta por aceitação e igualdade.

Outros temas comuns incluem a busca por um parceiro amoroso, o bullying e a violência contra pessoas queer.

Enquanto alguns livros LGBT se concentram na experiência gay masculina, há também uma crescente variedade de romances que abordam a experiência lesbian, bisexual e transgender.

O que é romance LGBT?

Bem, primeiro vamos começar pelo que significa LGBT. LGBT significa lésbicas, gays, bissexuais e transexuais. Portanto, livros de romance LGBT são livros que enfatizam relacionamentos e histórias de amor entre essas orientações sexuais e de gênero. Às vezes, os livros de romance LGBT também são chamados de livros queer ou livros para pessoas queer.

Independentemente do seu rótulo, os livros de romance lgbt são uma forma fantástica de obter um pouco de diversão e representação diversificada. Além disso, às vezes pode ser difícil encontrar romances que sejam inclusivos dos LGBTQIA +, por isso, quando você encontrar um bom livro, certifique-se de o guardar para acompanhar sua jornada

O que é livro LGBT?

LGBT é a sigla para Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais. A comunidade LGBT é uma denominação usada para agrupar as pessoas que têm atração romântica ou sexual por um ou mais gêneros diferentes do seu próprio.

A sigla “LGBT” foi criada na década de 1980 pelo activista norte-americano Tom Waddell, durante a preparação dos Jogos Olímpicos de Verão de 1984 em Los Angeles.

Qual é o impacto dos livros LGBT?

Os livros LGBT podem ter um impacto significativo nas vidas das pessoas queer, especialmente jovens.

Muitas vezes, esses livros são os primeiros a tratar de temas como sexualidade e identidade de gênero de maneira positiva e realista.

Eles podem fornecer um modelo para o que é possível na vida, bem como um sentimento de pertencimento à comunidade queer.

Além disso, os livros LGBT podem ajudar as pessoas heterossexuais a entenderem melhor as experiências das pessoas queer.

escrever mais dois topicos sobre o tema.

Como os livros LGBT representam a diversidade?

Os livros LGBT são importantes para representar a diversidade na literatura.

Eles mostram que as pessoas queer existem e têm histórias ricas e complexas.

Além disso, os livros LGBT podem abordar temas como racismo, sexismo e homofobia de uma maneira que é relevante para as pessoas queer.

Esses livros são importantes para que todos possam ver um pouco da diversidade da humanidade refletida nas histórias que leem.

Conclusão – Melhores Livros LGBT

A conclusão é a parte final do ensaio.

Deve fornecer um resumo dos principais pontos e argumentos que foram apresentados no corpo do seu ensaio. Ele também deve oferecer uma breve visão geral do que você aprendeu ao ler estes livro, ou o que você espera ter aprendido ao ler este livro.

Concluindo, eu recomendaria estes livros para quem se interessa pela história LGBTQ+ e quer aprender mais sobre ela.

Recomenda mais algum livro legal? Deixe a sua sugestão aqui nos comentários!

Deixe um comentário